Proprietários de canis e criadores em geral têm certa dificuldade quando seus cães apresentam algum problema reprodutivo. Dúvidas em relação a seleção de reprodutores, diagnóstico de sub ou infertilidade, determinação da fase do ciclo estral que se encontra a cadela, avaliação do potencial reprodutivo dos machos antes do acasalamento ou inseminação artificial e outras podem ser esclarecidas com a ajuda de algumas ferramentas como o exame e a citologia vaginal, que são exames oferecidos pelo nosso setor de reprodução.

Exame Andrológico:

O exame andrológico é uma avaliação de aptidão reprodutiva do macho destinado à reprodução. Fundamenta-se na observação da saúde geral, saúde hereditária, saúde genital e potencial reprodutivo do animal. Tais observações são feitas através do histórico clínico, anamnese, exame físico geral, exame do sistema genital, do comportamento sexual e do sêmen (espermiograma).

Citologia Vaginal:

A citologia vaginal é um método de extrema importância na determinação do estágio do ciclo estral em que se encontra a cadela. É utilizado também para determinar se o ciclo reprodutivo é normal, detectar a presença de espermatozóides, de infecções (vaginites) e tumores vaginais. O exame fundamenta-se nos tipos de células encontrados nos esfregaços vaginais.

Inseminação Artificial:

A inseminação artificial é um procedimento utilizado em casos de animais que não possam copular normalmente. Cães com problemas ortopédicos, tais como hérnias de disco; problemas de lesões musculares; cadelas que não aceitam o acasalamento; machos e/ou fêmeas inexperientes; estreitamento da vagina ocasionando dor durante o coito; cães com histórico de ataques pelo parceiro (a) durante a tentativa de acasalamento; algumas raças branquicefálicos, como Bulldogues são algumas das indicações da I.A.