Se o pêlo de seu bichinho de estimação não anda bem, caindo ou com falhas, se ele anda se coçando, com caspas ou mudou a cor da pele, ele pode estar com algum problema de pelo.

A pele é o maior órgão do organismo e trabalha junto com vários outros órgãos internos, funcionando como uma barreira entre o animal e o ambiente, agindo como um espelho, que reflete o meio interno e ao mesmo tempo o meio externo ao qual está exposto.

O Que é Dermatologia Veterinária?

A dermatologia veterinária é área da medicina veterinária que estuda a pele e seus anexos (pêlos e unhas), e as otites (problemas de ouvido).

As doenças de pele abrangem uma gama ampla de fatores que vão desde as mais comuns como: doenças alérgicas (dermatites alérgicas por picada de pulgas e carrapatos, alergia alimentar e dermatite atópica), passando por doenças parasitárias (sarnas transmissíveis e as hereditárias), doenças infecciosas (piodermatites), doenças micóticas (tinhas e micoses profundas), até as doenças encontradas com menor freqüência como doenças imunomediadas e neoplásicas (benignas e malignas).

Existem Exames Específicos para Problemas de Pele e Pêlos?

Sim. Existem exames dermatológicos, que são feitos de acordo com a suspeita clínica:

  • Raspado de pele – serve para identificar sarnas e fungos (Dermatófitos)
  • Parasitológico de cerúmen – serve para identificar o ácaro causador da sarna de ouvido.
  • Citologia de pele e cerúmen – identifica bactérias, fungos e os tipos celulares presentes. Pode ser utilizado também em massas e nódulos cutâneos, através de punção aspirativa.
  • Cultura fúngica e bacteriana – serve para identificar qual bactéria ou fungo está causando a doença e a quais antibióticos a bactéria em questão é sensível.
  • Biopsia e histopatológico – Não é requerida somente nos casos de suspeita de neoplasia, ela é bastante útil em uma série de casos onde se faz necessário uma análise mais profunda da pele acometida.
  • Devido à grande diversidade de fatores que causam e outros que impedem a cura das doenças de pele, é essencial uma abordagem específica para cada caso, para que haja resolução ou controle da doença.

 

Tags: dermatologia veterinária Goiânia

Para mais informações sobre este serviço, fale conosco: (62) 3251-4924